O tempo nos Extremos do Norte é dividido, graças ao ímpeto civilizacional dos antigos Miranai, de forma universal e uniforme através de um único calendário (embora subsistam ainda alguns calendários primitivos de importância regional).

OS ANOS

Considera-se como Ano 0 o ano do Advento. Este evento de natureza misteriosa lançou por terra o Primeiro Império Miranai, forçado milhares de pessoas a fugir pelas gigantescas cordilheiras de Garus para os territórios inexplorados para lá das montanhas. Desde então o tempo tem sido marcado ininterruptamente nas crónicas. Os acontecimentos da saga Downspiral ocorrem em 1835 D.A. ou seja, Depois do Advento. Para trás do Ano 0 consideram-se todas as datas como A.A, ou Antes do Advento.

OS MESES

Devido à constância do universo e do mundo que os rodeia, os Miranai conseguiram determinar e estabelecer durações fixas para o seu Ano. Cada Ano tem exactamente 14 meses, e cada mês tem exactamente 30 dias, organizados em 3 semanas de 10 dias cada um. Os nomes de cada mês foram uniformizados para todas as nações (embora muitas retenham versões próprias) no Concílio de Nemausus de 1454 D.A.. São eles:

Astigen – 1º – Primavera – Etimologia desconhecida, visto que foi dos poucos meses cujo nome permanece inalterado desde antes do Advento.

Cyneus – 2º – Primavera – Cynos ou Kynos, Antigo Rei Miranai que se crê ter sido o primeiro mortal ensinado por Hlal a plantar colheitas, a escrever e a construir em pedra.

Trineu – 3º Primavera – Vem de “três”, em Miranai.

Norrowan – 4º – Primavera e Verão – O primeiro dia de Verão é considerado o dia mais luminoso do ano, pois o Sol bate mais directamente nos Extremos do Norte, e este é portanto considerado o mês do Senhor da Luz, Norrowyn.

Cinqen – 5º – Verão – vem de “cinco” em Cyriae, palavra que se manteve basicamente inalterada até à actualidade (“cinq” é cinco nas línguas do Norte)

Solaese – 6º – Verão mês mais quente do ano. A palavra deriva de Sol, palavra universal para o sol (embora em Kospodar se diga Solaz).

Mediante – 7º – Verão – a palavra vem de “meio”, pois é o 7º mês do ano e portanto está a meio da tabela.

Thornar – 8º – Outono – o mês de nascimento do Ascendente Thorne, e coincidentemente o mês em que ele observou e compilou acertadamente registos sobre os movimentos de Caeris e Tempus e ascendeu à divindade.

Octaren – 9º – Outono – Vem da palavra “oito” em Miranai. Costumava ocupar o oitavo lugar no antigo calendário Miranai mas passou para a nona posição por um lapso de registo no novo calendário uniformizado.

Adigeum – 10º – Outono – mês do Ascendente Adige, o rei que formou o reino dos Cyriae na Era dos Três Reinos, muito antes do Advento.

Tempus  – 11º – Outono\Inverno – Tempus  –  o mês em que, devido ao posicionamento do Sol e do planeta, Tempus costuma brilhar com muito mais intensidade que a normal na sua lua-cheia, quando ela ocorre dentro do mês.

Ulmaren – 12º – Inverno – um mês bastante frio em que os ventos do Norte sopram para sudeste. A estes ventos se chamam “as espadas e os machados de Ulmar”, e sagrou-se este o mês do Ascendente.

Searen –  13º – Inverno – Mês mais frio do ano. Tem este nome por causa do verbo sear que em Amorsleano significa “cortar”.

Caeren – 14º – Inverno –  mês “final” do ano, também chamado o Mês Vermelho devido à sua atribuição à lua Caeris. A lua brilha intensamente durante a última semana do ano, dando origem a múltiplos festivais e celebrações, particularmente entre as tribos wolfer.

AS SEMANAS

As semanas nos Reinos de Vapor seguem o ciclo de 10 dias da lua Caeris, começando sempre no dia após a sua Lua Cheia (na 10ª e última noite da semana anterior) e incluindo a Lua Nova na sua 5ª noite. Os dias de Lua Cheia e Nova marcam, na generalidade das culturas, dias de descanso, sendo que em todos os outros se trabalha como normal.

Advertisements